Quem nunca ouviu frases sobre cachaça artesanal que não correspondem à realidade? Pois é! Ainda é muito comum escutarmos sentenças que estão ultrapassadas e que carregam diversos equívocos e preconceitos sobre a bebida mais brasileira que existe. 

Pensando em auxiliar na desmistificação desse tipo de ideias, escrevemos este post! Confira e aproveite para mandar para aquele amigo que ainda insiste em achar que a cachaça é um produto associado a um tom pejorativo. 😉

1 – Cachaça artesanal não é uma bebida gourmet

Este comentário é bastante comum: “cachaça artesanal é um produto ruim”. Muitas pessoas pensam isso porque persiste a associação à aguardente industrial. Porém, a cachaça artesanal, como a Harmonie Schnaps, passa por diversas etapas de produção e tem um rigoroso controle de qualidade que garante a pureza da bebida que chega ao seu copo.

Já falamos sobre esses processos aqui: produção de cana, fermentação, destilação e envelhecimento. É bastante coisa, né? Aproveite e mergulhe em todos os textos linkados neste post para aprender sobre cada etapa.

2 – Cachaça é coisa “de bêbado”

A afirmação acima é proferida sabe por quê? Porque o termo “cachaceiro” adquiriu um tom pejorativo na formação histórico-cultural brasileira, muito associada à aguardente industrial. Mas não corresponde mais à realidade.

Cachaceiro, hoje, designa todas as pessoas que produzem, comercializam, apreciam, degustam e amam cachaça artesanal.

E ó: cachaça artesanal não é coisa de bêbado, não! Defendemos o consumo moderado e consciente da bebida.


3 – Cachaça artesanal é muito cara

Esta frase é uma das mais clichês. Rebatemos com uma pergunta: “o que é caro?”. Na Cachaçaria Harmonie Schnaps, temos produtos que satisfazem a todos os bolsos e sempre defendemos que o preço que chega ao consumidor é o correto, porque leva em consideração o tempo de produção da bebida, a remuneração justa de todas as partes e a geração de prosperidade em todas as pontas.

Lembre-se: o barato sai caro no final. Ou custa sua saúde, ou não tem um processo produtivo tão cuidadoso, na maioria das vezes.

Além do mais, um dos princípios da cachaça artesanal é justamente beber menos, mas melhor! Ou seja, você teoricamente paga mais por um produto como o nosso, mas a qualidade é elevada e você degusta com prazer e muito mais moderação.

4 – Cachaça artesanal não serve para comemorar momentos especiais

Em época de final de ano, não poderíamos deixar esta frase de fora! Quem disse que cachaça artesanal não é um produto per-fei-to para brindar momentos inesquecíveis, como uma ceia natalina e a chegada de um ano novo?

É bem mais comum vermos o vinho e o espumante serem utilizados nessas ocasiões, mas que tal experimentar substituí-los ou complementá-los com um brinde de cachaça artesanal, a bebida mais brasileira que existe?

Nós garantimos que você vai se surpreender!

E aí, tem mais algum mito para acrescentarmos a esta lista e desmistificar? Comente aqui embaixo!