A cachaça é a bebida mais brasileira que existe (e nós já falamos sobre isso em outros posts). Combiná-la com as festas juninas e julinas, típicas celebrações do nordeste e do sudeste do nosso país, não poderia ser mais certeiro.

Nessas festas, que tipicamente comemoram a fartura e a abundância, prepara-se o quentão, que leva vinho, gengibre, canela, cravo e, claro, cachaça. Quer aprender a receita e entender a tradição dessas festas? Então acompanhe este post, pois te contamos tudo!

Já te aprochega junto à fogueira com pipoca, paçoca e bolo de fubá, e prepara os ingredientes para fazer o quentão com uma boa cachaça Harmonie Schnaps. E olha a dica: é preciso usar uma cachaça branca ou prata de qualidade, assim como a nossa 😉

Fartura e abundância: a cachaça anima e esquenta com o quentão de vinho

Os festejos juninos eram comemorados, há muitos séculos, nos países europeus – em alusão à fartura da colheita. No hemisfério norte, relacionam-se ao solstício de verão. Com o tempo, a festividade de origem pagã ganhou um cunho religioso e foi, portanto, cristianizada.

A tradição espalhou-se pelo interior do Brasil com os portugueses durante o período colonial. Os festejos ficaram populares, principalmente, nos estados do sudeste e do nordeste, que incorporaram tradições próprias e adquiriram um tom bastante difundido no meio rural.

Algumas tradições foram preservadas, acrescidas de comidas locais – como milho e especiarias para serem degustadas em volta da fogueira. Uma dessas bebidas típicas é o quentão de vinho, que leva como um dos principais ingredientes a cachaça.

Tradicionalmente, os festejos são uma oportunidade de os moradores da roça agradecerem pela colheita farta. Quer melhor motivo de comemoração?

Agora, queremos ensinar você a preparar o verdadeiro quentão de vinho! Acompanhe:

RECEITA DE QUENTÃO DE VINHO COM CACHAÇA HARMONIE SCHNAPS

INGREDIENTES

– 750 ml de vinho tinto suave

– 200 ml de Cachaça Prata Harmonie Schnaps

– 200 ml de água

– 5 colheres de sopa de açúcar

– 2 colheres de cravo da índia

– 2 pedaços de canela em pau

– 1 pedaço de gengibre (a gosto)

MODO DE PREPARO

Adicione todos os ingredientes em uma panela e cozinhe em fogo brando. Assim que levantar fervura, cozinhe por, mais ou menos, cinco minutos. Sirva.

Anotou tudo? Aproveita e já te senta junto a uma fogueira quente com um ótimo quentão de Cachaça Harmonie Schnaps, sô! Lembre-se: festa de São João é festa da fartura, então celebre com bastante comida junto de quem você gosta 😀

Quer aprender ainda mais sobre o assunto? Confira o post abaixo:

https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/900582/quentao-ou-vinho-quente-conheca-os-segredos-desses-classicos-juninos-e-aproveite-para-saborea-los-nesta-ultima-sexta-do-mes-junto-a-fogueira