Degustar a cachaça artesanal é uma experiência complexa. Assim como o vinho, a cachaça é um destilado de alta qualidade, cujos aspectos sensoriais, olfativos e visuais merecem ser apreciados adequadamente, extraindo o máximo da bebida.

Nos prêmios que a Cachaçaria Harmonie Schnaps já conquistou – até o momento, foram mais de 15 -, os jurados utilizam estes critérios na análise cega. Contudo, como entender esse passo a passo, avaliar se o rótulo que você vai provar é de qualidade e realmente aproveitar tudo o que ele oferece? Nós te explicamos neste post!

 

1 – O primeiro passo é a análise visual

Quando você coloca a cachaça em um copo adequado à bebida, não o encha até a borda. Isso porque uma etapa fundamental da análise visual é a oleosidade. Para verificá-la, gire o copo lentamente, de modo a observar como a cachaça se movimenta. Esta etapa também é conhecida como observar a duração das lágrimas. Quanto mais lentamente a bebida escorrer pelas paredes da taça, mais adequado foi o processo de produção. 

Depois, observe a cor. Faça isso, de preferência, em um ambiente bem iluminado e limpo. Coloque a bebida em um copo relativamente fino e com haste, para que suas digitais não atrapalhem esta etapa da análise. Para conseguir observar sem interferência de objetos, posicione o copo na frente de uma folha ou de uma cartolina branca.

As cachaças envelhecidas em barris ou tonéis podem apresentar diversas cores, dependendo da madeira na qual foram armazenadas: pode oscilar de incolor e amarelo-leve a âmbar-escuro e mogno. Outra característica é que uma cachaça de qualidade é transparente, cristalina e não contém partículas sólidas.

 

2 – Em seguida, faça uma análise olfativa

Nesta etapa da degustação, padronize uma distância entre seu nariz e o copo. Em geral, de três a quatro centímetros são suficientes para sentir as características da bebida. É interessante, ainda, que não haja interferência de perfumes e de outros cheiros no ambiente.

Para conseguir captar o buquê aromático de cada bebida, consulte o Mapa de Aromas da Cachaça, feito pelo site Mapa da Cachaça. Vários fatores influenciam no odor de cada rótulo, como a região em que foi produzido, as condições de fermentação (leveduras, recipiente, temperatura etc.), destilação (tipo do destilador, modo de aquecimento, controle de temperatura) e envelhecimento (tosta da madeira, tipo da madeira, tamanho dos barris, tempo de armazenamento).

O Mapa de Aromas elaborado pela Mapa da Cachaça foi dividido em 11 famílias aromáticas: floral, frutado, especiarias, vegetal, fermentado, adocicados, torrados, castanhas, animal, medicinal e defeitos. Vale a pena dar uma conferida no material para expandir o paladar e começar a identificar a riqueza de cada tipo de cachaça.

 

3 – Sabor da cachaça: análise gustativa

O terceiro passo na degustação da cachaça é analisar o gosto da bebida. Para isso, coloque uma pequena quantidade em sua boca e faça ela percorrer todos os cantos. Perceba qual gosto você sente. O teor dos sabores ácido, salgado, amargo ou doce é sutil, médio ou forte?

 

4 – Explore os aparelhos sensoriais da boca: análise retro-olfativa

Qual é a sensação que a bebida deixa em sua boca: aveludada, refrescância, adstringência, picância, metálico ou queimação? Esta análise é importantíssima e você descobre na etapa retro-olfativa, utilizando os aparelhos sensoriais boca, nariz e garganta. Aqui é que você realça e sente novos sabores.

Para isso, inspire preenchendo os pulmões parcialmente com ar, ponha a cachaça na boca, engula e, só então, expire lentamente. Lembre-se que uma boa cachaça mantém os itens que você analisou na etapa gustativa por, pelo menos, dois segundos ou mais. Quanto mais tempo você conseguir sentir a doçura, a acidez, a picância, o sabor alcoólico, a persistência e o sabor da madeira, maior a qualidade do rótulo que está provando.

 

5 – Hora de avaliar o conjunto da obra: análise final

Depois de concluídos todos os passos anteriores, é hora de você avaliar todo o conjunto da obra. Tenha em mente que a qualidade de uma cachaça artesanal depende de todo o processo de produção, que começa na lavoura.

A bebida que você provou agradou seu paladar? Correspondeu às análises e a todas as etapas? Os rótulos da Cachaçaria Harmonie Schnaps já colecionam mais de 15 prêmios desde 2013, o que significa que os jurados especializados aprovam nossos produtos e atestam todo o cuidado com que são produzidos.

Ficou curioso para conhecer nossa linha? Visite nossas redes sociais e agende uma visita para conhecer de perto todo nosso processo de produção!

 

Referências:

Diário da Cachaça, elaborado em 2015 pelo Mapa da Cachaça e editado por Felipe Jannuzzi.