A fermentação é um processo super importante na produção das cachaças artesanais Harmonie Schnaps. É nesse processo que o caldo de cana é transformado num mosto alcoólico ou que o açúcar é transformado em álcool etílico dentro das nossas dornas de fermentação.

Mas você sabe como isso ocorre, quanto tempo leva e quais são as leveduras que utilizamos? Acompanhe neste post!

O que é uma levedura?

Leveduras são micro-organismos que se alimentam do açúcar do caldo de cana, que foi recém-moído, e o transformam em álcool etílico. É um processo natural que ocorre na produção da cachaça, antes da destilação da cachaça e depois da moagem da cana-de-açúcar.

É possível utilizar dois tipos de leveduras: as selecionadas, que você compra e têm procedência de laboratórios, ou as leveduras selvagens, que você mesmo faz.

A levedura selecionada da Harmonie Schnaps é francesa

Na Cachaçaria Harmonie Schnaps, temos uma levedura selecionada importada da França. Esta é utilizada em todas as cachaças com a marca Harmonie Schnaps. Para a Alambicana, utilizamos uma levedura brasileira – o que combina com a proposta da marca. Cada detalhe importa.

Entre a fermentação e a decantação do mosto, levamos em torno de 48 horas. Posteriormente, há a destilação do líquido – processo sobre o qual já falamos mais neste post.

Outro detalhe que é importante ressaltar: substituímos o pé-de-cuba da fermentação a cada 20 dias. Isso é fundamental para não ocorrer nenhum tipo de contaminação e para não haver lotes de produtos com qualidade diferentes.

E ah, todo o processo de produção da nossa cachaçaria tem rastreabilidade, mais um indício de que a bebida que chega no seu copo é de ótima qualidade!

Gostou de entender mais sobre o processo de fermentação e sobre as leveduras? Se ficou ainda com alguma dúvida, comenta aqui embaixo! Vamos adorar trocar ideias com vocês.