Que a cachaça é uma bebida historicamente apreciada em maior quantidade pelos homens não há dúvidas, afirmação explicada por questões sociais e culturais. Entretanto, o público feminino está ocupando seu espaço no mercado das cachaças artesanais.

O interesse das mulheres pela bebida mais brasileira que existe só aumenta. Não há nada de errado ou curioso nisso: lugar de mulher é onde ela quiser – o que vale também para o destilado mais antigo da América Latina.

No mês do Dia das Mães, pensamos que seria interessante desmistificar o apreço feminino pela cachaça artesanal. Para além dos estereótipos de gênero, essa combinação que começa a ficar mais comum aponta para uma mudança essencial de demanda no mercado: a exigência por qualidade e refinamento das cachaças.

Vamos entender um pouco mais sobre as especificidades da presença feminina nesse ramo?

Mulheres são líderes em pesquisas acadêmicas sobre cachaça artesanal

As mulheres são maioria no ensino superior e, como reflexo, despontam no terreno da pesquisa acadêmica. Em trabalhos de conclusão de curso – bacharelado ou tecnólogo -, em especializações, dissertações de mestrado ou teses de doutorado, o tema da cachaça artesanal também ganha destaque.

Elas não se amedrontam diante do histórico predominantemente masculino no ramo dos destilados – assim como não se diminuem em relação ao fato de, historicamente, os homens terem sido os primeiros e únicos a terem acesso à universidade.

Como consequência, elas pesquisam o tema e auxiliam o setor cachaceiro a entender melhor o terreno onde pisam e a pensar em estratégias de inovação rumo à sustentabilidade ambiental e ao refinamento da bebida. Não é pouco, né?

A degustação das mulheres é mais lenta e exigente

Pesquisas apontam que as mulheres degustam a cachaça artesanal de forma mais lenta e exigente, apreciando todas as nuances da bebida. Isso abre muitas possibilidades aos produtores de cachaça brasileiros: é necessário que se invista, cada vez mais, em qualidade, e não em quantidade.

O processo de produção artesanal é, em si mesmo, mais lento e minucioso. Quer dizer, os consumidores – e, principalmente, as consumidoras – buscam por refinamento.

O público feminino em feiras de cachaça cresce exponencialmente

Se em feiras era comum que o público masculino fosse maioria, sobretudo de compradores e degustadores de cachaça, os números já apontam outra tendência: as mulheres frequentam, cada vez mais, esses espaços. E, assim como a degustação delas é mais lenta e exigente, elas são mais cuidadosas na hora de adquirir uma cachaça artesanal.

É importante observar a alteração da tendência por um motivo muito importante: o atendimento faz toda diferença na hora de conquistar esse público. Se, antes, você até podia inventar alguma desculpa para não saber explicar cuidadosamente o passo a passo e a história da produção de uma bebida, agora não tem mais. Capriche!

Que tal você também quebrar percepções sobre as cachaças artesanais e o público que aprecia a bebida? Neste mês Dia das Mães, temos certeza de que algum rótulo do nosso catálogo vai agradar a sua 😉