A liderança feminina da Harmonie Schnaps ganhou visibilidade no programa Belezas da Terra, do É de Casa, com a nossa co-fundadora, Maria Fabiani Hansen. Ela mostra todo o processo da produção da cachaça com propriedade, desde a plantação, manejo e corte da cana-de-açúcar, até o engarrafamento da cachaça, chegando no produto final.

Com 44 anos, a Maria Fabiani é autoridade na área, mas nem sempre foi assim. Crescida no meio rural, anos depois mudou-se para cidade. Fabiani formou-se em Administração, e o co-fundador da Harmonie Schnaps, seu esposo, Leandro Augusto Hilgert, é formado em Mecânica Automotiva. Então, ambos trabalhavam em outras áreas antes de montarem o negócio.
Como uma bebida tipicamente brasileira, a cachaça é conhecida socialmente como algo majoritariamente masculino, em que se pensa que não é “negócio” de mulher. A Fabiani mostra o contrário na história da fundação da Harmonie Schnaps. Enquanto Leandro estava na construção da empresa, ela continuava com seu trabalho externo, a fim de manter a renda para as contas da família, auxiliando na estruturação do negócio.

Foram 10 anos de muito esforço e luta de ambas as partes e, principalmente, perseverança do casal. Após alguns anos no vermelho, Leandro pensou em desistir da empresa. Foi quando Fabiani, mesmo com os riscos, deixou o emprego e resolveu juntar-se ao parceiro para fazer vingar a Harmonie Schnaps. Tinha tudo para dar certo, e deu!
Com atividades em feiras da agricultura familiar, apoio da Associação de Alambiques Gaúchos, além da Rota de Sabores e Saberes do Vale do Caí, Leandro e Fabiani tornaram a empresa uma autoridade nas cachaças artesanais!

Assim, a história e o esforço não mentem. Maria Fabiani Hansen é uma agricultora de cana-de-açúcar, especialista na produção da cachaça de alambique e, antes de muita coisa, persistente e prova viva do que o senso comum pensa: cachaça é coisa de mulher, sim!

Clique e assista a matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/11050163