Nem só da produção de cachaças artesanais vive a nossa marca Harmonie Schnaps. Além de agradarmos aos paladares dos amantes do destilado mais tradicional do Brasil, temos uma linha de licores com quase 20 sabores, entre finos e cremosos, para você não ter desculpa para não provar.

Frequentemente, nos perguntam como eles são produzidos e como degustá-los de forma adequada. Se você compartilha essas dúvidas ou é apenas um curioso sobre a produção de bebidas de qualidade, este post é para você!

 

O que é um licor?

Para mergulhar no assunto, precisamos primeiro conceituar o que é um licor.

Licor é uma bebida alcoólica aromática e doce, produzida a partir da infusão de ingredientes como sementes, frutas, ervas, flores e especiarias, e um líquido alcoólico como rum, brandy, uísque – ou, em nosso caso, a cachaça.

Utilizamos a cachaça prata, ao contrário de licores industrializados, que geralmente são produzidos com base alcoólica de álcool neutro de cana-de-açúcar.

Os licores finos ou doces contêm mais de 100 e no máximo 350 gramas de açúcares por litro, enquanto os cremosos levam mais de 350 gramas de açúcares por litro.

 

Origem do licor

Algumas lendas envolvem a origem do licor, muitas delas remontando a contos de fadas e bruxas. Vamos nos ater aos fatos concretos: o mais provável é tenha surgido nas caldeiradas caseiras, para fins medicinais.

Os chineses, há mais de 800 anos a. C., tinham o hábito de tomar uma bebida destilada, preparada a partir da fermentação de arroz. Ela era muito similar ao licor.

Em 1250, o alquimista catalão Arnould Villeneuve conseguiu extrair, pela primeira vez, os princípios aromáticos das ervas, procedimento que permitiu que se conhecesse essa bebida aromática versátil que, hoje, chamamos de licor.

Aos monges, devemos a descoberta dos licores mais famosos do mundo. Por volta de 1500, a produção artesanal do destilado já estava bem desenvolvida. Em 1575, o holandês Lucas Bols construiu a primeira e até hoje mais antiga destilaria de licores do mundo: a Bols Royal Distilleries, em Amsterdã, capital holandesa.

No Brasil, nas fazendas dos tempos imperiais, bás e mucamas dos grandes senhores de engenho fizeram descobertas de receitas saborosas, dadas não somente pela variedade de sabor e odor das frutas, mas pela criatividade das cozinheiras.

 

Como o licor é produzido?

Há muitas formas de produzir licor, mas os da Cachaçaria Harmonie Schnaps têm duas.

Os de frutas passam por um processo de infusão, em que a matéria-prima é colocada junto com a cachaça. Após ter absorvido todas as características da matéria-prima, como aroma, sabor e cor, ele ainda passa por um processo de decantação.

Todos os ingredientes são naturais. Selecionamos frutas e polpas de qualidade, produzidas de maneira orgânica por agricultores familiares ou em nossa propriedade. Dessa forma, elaboramos os licores artesanais sem o uso de aromatizantes, corantes e conservantes.

 

Como e quando degustá-lo?

Aqui na Cachaçaria Harmonie Schnaps, nós sempre falamos que o consumidor é quem decide como quer degustar nossos produtos. Há uma série de recomendações sobre a melhor maneira de provar certas bebidas, mas é você que sabe como prefere.

O segredo é não ter regra. Esta é a graça: encontrar a melhor forma de degustar algo que gostamos – com moderação, claro! 

No caso do licor, recomenda-se degustá-lo após as refeições, pois é um ótimo digestivo. Também se sugere que sejam provados em temperatura de -2 a 7 graus Celsius. Entretanto, de novo, é você quem sabe a melhor hora de tomar o seu copo. Apenas indicamos que você beba devagar, saboreando cada gole.

 

E aí, este post ajudou você a entender um pouco melhor sobre licor? Se sim, prove um Harmonie Schnaps para aplicar os novos conhecimentos!

Aproveite para visitar nossa cachaçaria, localizada na cidade de Harmonia – RS, e conheça de perto como são produzidas nossas bebidas premiadas nacional e internacionalmente. Atendemos de segunda a sexta, das 7h às 11h30 e das 13h às 17h30, e aos sábados das 7h às 11h30. Para grupos acima de oito pessoas, é necessário agendar previamente pelos telefones: (51) 996 521 808 ou (51) 998 992 046.